V Festival de Apartamento (São Paulo / Ipiranga) - 14/03/2009

.
O conceito de Apartment Festival foi cunhado pelos neoistas nos anos 80 como uma forma de realizar eventos de Performance Art em escala internacional nas moradias dos próprios artistas, sem a necessidade de recorrer a órgãos oficiais (HOME, Stewart. Assalto à Cultura, Conrad, 1999). Basicamente, para realizar um festival basta um local, uma intenção e artistas interessados em apresentar e assistir performances.

O atualmente extinto grupo performático AcompanhiA se apropriou desse conceito (seguindo a cartilha de "plágio criativo" do próprio neoismo) e realizou uma série de eventos entre Julho de 2007 e Agosto de 2008, culminando no IV Festival de Apartamento, realizado em Campinas, na residência de Ludmila Castanheira, contando com a participação de 12 artistas e o apoio cultural da produtora Fósforo Arte.

O AcompanhiA deixou de existir em Dezembro de 2008, mas o Festival de Apartamento, por sua própria natureza, tomou vida própria a partir da iniciativa da atriz e performer Thaíse Nardim (participante do IV Festival) em abrir sua casa no Ipiranga, São Paulo/SP para realização de um novo evento. A ela se uniram os membros remanescentes do AcompanhiA: a atriz e performer Ludmila Castanheira e o escritor e performer Rodrigo Emanoel Fernandes, e assim o V Festival de Apartamento (São Paulo/Ipiranga) tomou forma, contando agora com a participação de mais de 20 performers.

O evento, realizado no dia 14 de Março de 2009, pode ser considerado o primeiro de uma nova fase, da qual espera-se muitos desdobramentos. Infelizmente, como seria de se esperar de um recomeço, também teve sua parcela de problemas: na tarde do dia 14 a organização tomou conhecimento de que não poderia mais contar com os dois cameramen que haviam se comprometido a registrar o evento. Sem tempo hábil disponível, a única saída foi apelar para as poucas câmeras fotográficas e celulares de performers e espectadores presentes, numa tentativa de registrar o máximo que fosse possível.

Reunir esse material, entretanto, não tem sido fácil. Até agora o material disponível resume-se às fotos das fotógrafas Beatriz (Bigatrice) Ferreira e Fernanda (Feliz) Oliveira e do performer Flávio Rabelo. Na listagem que se segue, as performances cujo registro ainda não conseguimos obter foram ilustradas com material enviado para o catálogo do festival.

Conforme mais material ficar disponível, iremos complementando esse registro online. Solicitamos aos performers e espectadores que tiraram fotos no dia 14 de Março que enviem para a organização no seguinte e-mail: lorde_velho@yahoo.com.br

Os textos que acompanham os dados das performances foram elaborados a partir do material enviado para os catálogos. Caso algum performer queira modificar o registro de sua performance basta escrever para o mesmo e-mail acima.

V Festival de Apartamento
(São Paulo/Ipiranga)

14 de Março de 2009
Organização:
Thaíse Nardim
Ludmila Castanheira
Rodrigo Emanoel Fernandes

Performances Apresentadas:

Senhora de MimCarolina Nóbrega - http://grupodotrecho.blogspot.com

Eis as linhas-teias, a casa velha e a velha na casa. Um segredo? Não há mais movimento. Entretanto, se move, a velha, em seu pequenino mundo, forte diante de tudo, entretanto nada. Uma altivez ecoa pelas esquinas da casa e afirma: “que me importa? Esse caminho é meu.”
(Foto 1: Thaíse Nardim; Fotos 2 e 3: Rodrigo Emanoel Fernandes; Fotos 4 e 5: Beatriz (Bigatrice) Ferreira)







La Desaparición (Ensayo II)Juliana França - http://br.myspace.com/julianafranca
Marília Coelho - http://www.myspace.com/senteovento
Aira Bonfin -
http://airabonfim.multiply.com
(Fotos 1 a 3: Beatriz (Bigatrice) Ferreira; Fotos 4 a 6: Thaíse Nardim)






Coleção Kirby - Exercício 1: Thaíse Nardim coxeia -->Thaíse Nardim - http://cabenamao.blogspot.com

“Coleção Kirby” é uma série composta por exercícios que visam reelaborar através da prática performática alguns conceitos do teórico e artista cênico americano Michael Kirby. O "Exercício 1: Thaíse Nardim coxeia" põe em questão a possibilidade de uma "matriz simbolizada" (symbolized matrix), um nível representação localizado entre a representação de fato e a não-representação. Neste nível, o performer executaria ações sem jamais representar, mas traria em sua realização elementos referenciais que o aproximariam da representação, como uma bota de caubói, por exemplo.
(Foto: Catálogo do Festival)

sem título (2009)Tiago de Mello - otro.tiago@gmail.com

"E qual seria, então, a vantagem que tal boneco teria diante dos bailarinos vivos?”
"A vantagem? Antes de mais nada, ele nunca sofrerá de maneirismos, já que entendemos que a origem do maneirismo estaria na não correspondência entre o centro de intenção do movimento e o centro de gravidade dele. Como o operador não tem controle de outra coisa que não o próprio centro de gravidade, todos os membros são como deveriam ser: pesos mortos, meros pêndulos, e seguem simplesmente a lei da gravidade; um dom valioso, que se procura em vão na maior parte dos nossos bailarinos
."
Heinrich von Kleist
(Fotos 1 e 2: Beatriz (Bigatrice) Ferreira; Fotos 3 a 5: Thaíse Nardim)




SedATIVOSColetivo Experimento 1 - larialvanhan@hotmail.com
Autoria e Direção: Coletivo Experimento 1
Interpretação: Larissa Alvanhan e Juliana Ladeira
Cenografia: Larissa Alvanhan e Lira Alli
Figurino: Larissa Alvanhan e Raimunda
Prod. de Áudio: Larissa Alvanhan / Isabela Figueiredo
Iluminação: Larissa Alvanhan e Lira Alli
Colaboradores: Lucas Scandura, Murillo Teixeira, Ângela Maria, Domingos Alvanhan, Isabela Figueiredo


SedATIVOS é a primeira criação do Coletivo Experimento 1, o qual procura através da linguagem teatral utilizar-se artisticamente de fotografias e músicas buscando re-vivenciar imageticamente os ataques atribuídos ao PCC, em São Paulo, no ano de 2006.
(Fotos: Beatriz (Bigatrice) Ferreira)




Olirum, Fazer e DesfazerMurilo De Paula - murilodepaula84@gmail.com

Criar, essa massa que é que sou,
.................... nada mais que fazer (-me) e desfazer (-me).
Peças nuas e recolocadas fora do lugar, ao avesso, avessas.
Peças nuas recolocadas no lugar
.................................................... no lugar!............ no lugar
no lugar?
... Destruição................................................. EU
.............. reconstrução
................................. Olirum oliruM
..................................................... a massa
............................................................... amassa!
(Fotos: Beatriz (Bigatrice) Ferreira)





Idiossincrasias
Ludmila Castanheira - http://costuradaparadentro.blogspot.com
Rodrigo Emanoel Fernandes - http://lordevelho.blogspot.com


“Minha boca pronunciou e pronunciará, milhares de vezes e nos dois idiomas que me são íntimos, o pai-nosso, mas só em parte o entendo. Hoje de manhã, dia primeiro de julho de 1969, quero tentar uma oração que seja pessoal, não herdada. Sei que se trata de uma tarefa que exige uma sinceridade mais que humana. É evidente, em primeiro lugar, que me está vedado pedir. Pedir que não anoiteçam meus olhos seria loucura; sei de milhares de pessoas que vêem e que não são particularmente felizes, justas ou sábias. O processo do tempo é uma trama de efeitos e causas, de sorte que pedir qualquer mercê, por ínfima que seja, é pedir que se rompa um elo dessa trama de ferro, é pedir que já se tenha rompido. Ninguém merece tal milagre. Não posso suplicar que meus erros me sejam perdoados; o perdão é um ato alheio e só eu posso salvar-me. O perdão purifica o ofendido, não o ofensor, a quem quase não afeta. A liberdade de meu arbítrio é talvez ilusória, mas posso dar ou sonhar que dou. Posso dar a coragem, que não tenho; posso dar a esperança, que não está em mim; posso ensinar a vontade de aprender o que pouco sei ou entrevejo. Quero ser lembrado menos como poeta que como amigo; que alguém repita uma cadência de Dunbar ou de Frost ou do homem que viu à meia-noite a árvore que sangra, a Cruz, e pense que pela primeira vez a ouviu de meus lábios. O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados.
Quero morrer completamente; quero morrer com este companheiro, meu corpo.”
Jorge Luis Borges
Uma Oração




“A experiência da vida é a pergunta”: Experimento 3(b) – 1m2 de afetoLuanah Cruz - luanah_cruz@yahoo.com.br

Registro de uma experiência de contato, em vermelho.
Num súbito ímpeto de vivo impulso (...), entre feroz e desajeitada, (...) sentiu de novo que sua vida já estava melhorando ali mesmo (...) Ao acariciar ela se acariciava a si própria
Clarice Lispector
A hora da estrela
(Foto: Catálogo do Festival)


-->Projeto Multimídia Sinais - A Moda está em BaixaCarina Casuscelli, Priscila Menucci & Soninha - http://amodaestaembaixa.blogspot.com

Idealizado por Carina Casuscelli, o projeto "A Moda está em Baixa" tem o objetivo de trazer uma nova opção no mercado de moda para portadores de necessidades especiais, no caso o nanismo.
(Foto: Projeto Multimídia Sinais)


Abis/OMGerrah Tenfuss - http://tenfuss.blogspot.com

Apaga-te. Apaga-te pequena e fugaz chama. A vida nada mais é do que uma obra que passa. Um pobre ator que se pavoneia no palco uma hora ou duas, e depois de quem não se tem mais notícia. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada.
(Foto: Catálogo do Festival)


Butoh de CamaFernando André Ramos - pilantropia@hotmail.com

O trabalho trata da tensão entre os conceitos de impermanência e imobilidade.
(Foto: Catálogo do Festival)


Escreva aqui um nome importante pra vocêRita Tatiana Cavassana - rtga14@gmail.com

Escreva aqui nomes importantes pra você, trás à tona a questão da memória afetiva e informações colocadas no mundo que tatuam uma memória no corpo.
(Foto: Catálogo do Festival)


Bloody MaryMarisa Levino - marisa.levino@gmail.com
Anderson Gwen - ferreira_london@hotmail.com


"Estou deitada no chão de barriga para cima mas a minha cabeça está enfiada num aquário e eu não respiro. O mundo é uma imensa bolha e os meus cabelos flutuam à frente dos meus olhos. Um espasmo me obriga a respirar. Mas não vai me ganhar. Cabeça no aquário mais outra e outra vez. Até que, em vez do espasmo que antecede um vômito, vem uma paz mortífera. Não preciso mais respirar . Mas ele puxa a minha cabeça para fora do aquário..."
(Foto: Thaíse Nardim)


Quer Trocar Comigo?!
Coletivointrânsito - coletivointransitto@yahoo.com.br
Luanah Cruz, Marilia Del Vecchio, Monica Augusto & Rita Tatiana Cavassana


Até onde estamos dispostos a trocar com o outro. (?)
(Foto: Catálogo do Festival)


?Estranho!, eu não sou Hamlet (Online):
"Ditado para Hamlet" e "Tropeça + Não Cai"
Flávio Rabelo - http://estranhocorpo.blogspot.com

Agir, ou não agir? Não mais apenas ‘ser ou não ser’? E sim, e principalmente, como ser ou não ser? O paradoxo invade a ação e entre personagem, persona ou pessoa não há mais certezas ou dúvidas; há certezas e dúvidas. Ator? Interprete? Perfomer? Eu não sou Hamlet. Mas, poderia ter sido? O filho do rei transformado em mendigo fingindo ser um ator perguntando: “por que eu?” Um homem em conflito, eis a questão. Quantos podemos ser? O que se esconde por trás do que pensamos ser? O que os outros pensam que eu sou, sou? Ou não?
Pesquisa desenvolvida no programa de mestrado do Instituto de Artes da Unicamp.
Orientador: Renato Ferracini, co-orientador: Fernando Villar (UNB). Parceria: Zecora-Ura Theatre /UK. Financiamento: FAPESP.

DITADO PARA HAMLET: (construir frases e enviar para Hamlet no e-mail: hamletestranho@ymail.com.br)1.banho; 2.intuições; 3.desmedido; 4.divisa; 5.bússola; 6.átomo; 7.continente; 8.furo; 9.maquínica; 10.plástico; 11.figura; 12.sururu; 13.cuia; 14.circuito; 15.rabo; 16.xadrez; 17.chão; 18.vencedor; 19.trapiche; 20.canto; 21.laboratório; 22.escama; 23.escada; 24.xibiu; 25.perfil; 26.reformatório; 27.cama; 28.vestido; 29.palavras; 30.cigarro; 31.xumbrego; 32.fora; 33.chuva; 34.carro; 35.estrume; 36.mistério; 37.maracujá; 38.encantamento; 39.quina; 40.pé; 41.cajado; 42.azedo; 43.mar; 44.cinzeiro; 45.bebedouro; 46.culpa; 47.suposto; 48.projeto; 49.avesso;50.pitomba.
(Fotos: Patrik)







Limpando a casa, fazendo a massa, utilizando a cozinha, e conversando com a mulher de Branco
Projeto Salamandra - http://projetosalamandra.blogspot.com
Adriane Gomes:
Performer
Guilherme Godoy:
Câmera tempo real
Diego Ávila:
Live Image
Mineiro:
Captação de imagens

Esta performance é uma espécie de ritual num local cotidiano de todos. Ao longo dos anos a escassez de tempo não permite mais que os alimentos sejam produzidos em casa. Este trabalho será uma critica a vida contemporânea, por esse ponto de vista.
(Fotos: Fernanda (Feliz) Oliveira)






Salada de FrutasFlávia Paiva - flaviapaiva007@hotmail.com

A performance acontece num espaço onde o público é isolado (colocado para fora) de maneira que este não penetre no ambiente de criação. Salada de frutas fala da manipulação das relações humanas, num ambiente que a qualquer momento funções relacionadas à subjetividade do público e do privado são trocadas, numa mistura de valores.
(Foto: Catálogo do Festival)


.

Um comentário:

Sara disse...

Eu realmente gosto da arte da performance, espero ter a sorte de vê-los em algum momento, agora eu estou indo para Buenos Aires, eu espero que eu possa obter um Aluguel temporada buenos aires